top of page

XV Bienal Internacional do Livro do Ceará anuncia programação e tem como tema "Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres, resistência e literatura”

Realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), o evento acontece gratuitamente de 4 a 13 de abril de 2025, no Centro de Eventos do Ceará.


A XV Bienal Internacional do Livro do Ceará foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (6), na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), marcando o início da contagem regressiva para o evento, que será realizado gratuitamente de 4 a 13 de abril de 2025, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Com o tema “Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres, resistência e literatura”, a Bienal é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) e apoio do Ministério da Cultura, via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O evento tem como patrocinadores a Rede Itaú, Cagece e Cegás.


A Bienal Internacional do Livro do Ceará 2025 contará, nesta edição, com uma curadoria inteiramente feminina, formada pelas escritoras Sarah Diva Ipiranga, nina rizzi, Amara Moira e Trudruá Dorrico, sob a coordenação geral de Maura Isidório, orientadora da Célula de Livro, Leitura e Literatura (Celiv) e coordenadora de Formação, Livro e Leitura (CCFOL) da Secretaria da Cultura. Durante o lançamento, a secretária da Cultura do Estado do Ceará, Luísa Cela, também esteve presente, destacando o papel da Bienal dentro das diversas políticas públicas estruturantes de estímulo ao livro e à leitura promovidas pela Secretaria. Durante o evento, foram apresentados o conceito e a identidade visual da Bienal, bem como as autoras e os autores já confirmados no evento, além do time de curadoras e de coordenadores de espaços a serem montados no evento.


Um dos pilares da política cultural do Estado, a Bienal Internacional do Livro do Ceará oferecerá, ao longo de dez dias de programação gratuita, uma ampla diversidade de atrações literárias e artísticas. O público poderá participar de palestras, mesas-redondas, conferências, oficinas, contações de histórias, lançamentos de livros e outros eventos literários, além de prestigiar apresentações de artistas com reconhecimento no Ceará, no Brasil e no mundo.


A Bienal será, além de um espaço de apreciação cultural, um ambiente dedicado ao fortalecimento de políticas voltadas para o livro, a leitura, a literatura e as bibliotecas. O evento promoverá momentos de diálogo, reunindo a sociedade e entidades do setor para debater propostas e compartilhar perspectivas.


A última Bienal, em novembro de 2022, atraiu mais de 400 mil visitantes ao longo de 10 dias, com uma programação que incluiu mais de 700 atividades culturais e alcançou um volume de vendas de R$ 11,4 milhões.


“A Bienal do Livro é um dos eventos mais importantes para a cultura do nosso estado, pois fortalece o acesso à leitura, valoriza a literatura e amplia o diálogo entre escritores e leitores. Mais do que um espaço de encontro com os livros, a Bienal é um ambiente de troca, aprendizado e construção coletiva, essencial para formar cidadãos mais críticos, criativos e conectados com a diversidade cultural do Ceará e do mundo”, diz Luísa Cela, secretária da Cultura do Ceará. 


Pré-Bienal do Livro do Ceará 

Como parte da XV Bienal Internacional do “ do Ceará, a Pré-Bienal inicia sua programação na sexta-feira, dia 14 de fevereiro, durante o evento Social Massa, uma articulação com a Associação União de Jovens do Vicente Pinzón (UJVP) uma das unidades gerenciadora do Programa Ceará Sem Fome (Lote 03) beneficiando as famílias atendidas pelo Ceará Sem Fome, e no dia 15 de fevereiro, continua com uma edição da Quadra Literária da Biblioteca Pública do Estado do Ceará (Bece).


A programação abrange uma variedade de atividades, incluindo contação de histórias, saraus, rodas de conversa e oficinas de desenho, zine e escrita criativa. Além disso, as cozinhas solidárias integram a programação, promovendo a conexão entre literatura e comunidade. As ações acontecerão não apenas na Bece, mas também na Casa de Antônio Conselheiro, na Casa de Saberes Cego Aderaldo e no Centro Cultural do Cariri.

Comments


Espaço Publicitário

© Todos os direitos reservados - Portal D. Célebre 2024

bottom of page