top of page

Documentário sobre transformação de residência construída nos anos 1970 em Fortaleza é lançado na Casa MD

  • Foto do escritor: portaldcelebre
    portaldcelebre
  • 20 de jan.
  • 2 min de leitura

A produção é focada no trabalho da arquiteta Biia Sales para projeto feito em parceria com a incorporadora Moura Dubeux.

 

Para mostrar que é possível arquitetar espaço vividos e dar a eles novos contextos, foi lançado na última quinta-feira (16/01), às 18h30, o documentário “Arquitetura Sobre Casas Vividas: a História da Casa MD”, na própria Casa MD, em Fortaleza.

 

Com produção de Biia Sales Arquitetura e Interiores, e da Caramelo Comunicação, o filme abordou o processo de transformação do imóvel que abriga a Casa MD e as descobertas feitas pela profissional Biia Sales ao se deparar com a história do local, frequentado por ela na adolescência. A propriedade, localizada na Rua Coronel Jucá, 540, em ponto estratégico da Aldeota, pertencia à família Ximenes e foi construída em 1977.

 

Ao receber o projeto da Moura Dubeux, Biia Sales aliou as necessidades da incorporadora com a sensação do cliente estar entrando em um lar, fazendo referência aos produtos da empresa. A partir disso, a adaptação uniu elementos que deveriam ser preservados e resgatados ao modelo corporativo que o imóvel exigia. “Fizemos uma conexão entre uma edificação de 1970 e uma nova demanda de um projeto de 2024, aproximando memórias afetivas da história arquitetônica da cidade com um produto revitalizado e moderno”, afirma a arquiteta.

 

A ideia de fazer o documentário surgiu da própria história que a casa tem, o que conversa com a crença no fazer arquitetura com referências históricas, trazendo humanização e perpetuando as vivências da família que lá morou e com a qual Biia Sales se relaciona até hoje. Para ela, a relevância da ação está no que acredita ser um projeto de arquitetura. “As pessoas já tinham identificação com o imóvel, pela sua história e localização, e resgatar essa narrativa familiar, enlaçando o significado de lar com a versatilidade da apresentação dos empreendimentos da Moura Dubeux, é uma referência para o meu trabalho”, conclui a profissional.

 

A Moura Dubeux participou do lançamento do documentário como apoiadora, reforçando a ideia de que a arquitetura é parte integrante da vida das pessoas e das cidades, influenciando nas relações e oferecendo imóveis pensados no bem-estar integrado.

Comments


Espaço Publicitário

© Todos os direitos reservados - Portal D. Célebre 2024

bottom of page